Este é um blog sobre quadrinhos, e eu procuro não fugir do tema. De toda forma, o novo filme do Batman está gerando tanta discussão que resolvi escrever alguma coisa a respeito. Afinal, não é como se eu estivesse escrevendo sobre culinária ou mecânica de motos.
Gostei do filme, mas ele é mesmo cheio de furos. Há vários sites apontando pontos
delicados do roteiro, e eu mesmo fiquei remoendo algumas questões enquanto
estava no cinema. Resolvi
reunir aqui alguns dos pontos mais interessantes.
- Como Bruce Wayne lesionou a perna? Notem que, no início do filme, ele mal consegue andar, mesmo contando com tudo o que a medicina poderia oferecer a um homem rico. Seja qual fosse a lesão, ela foi facilmente corrigida com uma espécie de atadura biônica - que, por sinal, só aparece uma vez.
- Um avião da CIA não consegue detectar um avião inimigo em plena luz do dia? Mesmo que fosse um avião com tecnologia stealth, que o tornasse invisível ao radar, era DIA!
- Como Bruce Wayne voltou para Gotham? A cidade estava tomada por terroristas e cercada pelo Exército; as pontes estavam destruídas; a água estava congelada (o que impedia o uso de barcos) e não estava sólida o suficiente para que alguém andasse sobre ela (como o filme faz questão de mostrar). Além disso, Bruce estava sem um centavo, em outro país, vivendo nas piores condições possíveis.
- Bruce usou gasolina ou alguma outra substância inflamável para pintar um morcego gigante no altíssimo arco de uma das pontes de acesso a Gotham. Dá pra imaginá-lo subindo e descendo com pincéis e dezenas de latas de gasolina sem ninguém perceber?
- Por que diabos o comissário Gordon mandou TODOS os policiais de Gotham para os subterrâneos? Ele não imaginava que algum policial poderia ser necessário para – digamos – interromper um assalto?
- A valorosa polícia de Gotham, após meses soterrada, decide marchar de peito aberto diante de veículos blindados e armamento pesado dos bandidos. Não haveria outra estratégia melhor?
- Batman consegue escapar dos policiais decolando com o VEÍCULO MAIS BARULHENTO DO MUNDO, que estava pacificamente estacionado em algum lugar. Como ele tinha conseguido pousar aquela tralha numa via pública sem ninguém perceber?
- O VEÍCULO MAIS BARULHENTO DO MUNDO, uma verdadeira maravilha tecnológica, estava com problemas em algo trivial como um piloto automático?
- Por que havia uma corda no poço da prisão? E já que havia, por que o prisioneiro precisava escalar até aquela altura para, só então, tentar o salto decisivo? Não seria mais simples ser içado até lá?
- Bruce Wayne deveria ser pelo menos tão famoso quanto Bill Gates. Ainda assim, ninguém achou estranho quando ele aparece num café italiano - mesmo depois de ser dado como morto?
- Por que Talia e Bane queriam morrer? E principalmente: por que Talia queria tanto fazer a vontade de seu pai, destruindo Gotham, se ela o odiava?
O mais estranho é que eu gostei mesmo do filme.
A Internet está cheia de comentários parecidos com estes. Considerem esta postagem como uma mera coletânea do que existe por aí (ampliada por contribuições minhas).
Quem quiser ler uma boa página em inglês, veja esta: http://movieplotholes.com/the-dark-knight-rises.html